Campanha de Conscientização sobre o Câncer do Intestino:
A Sociedade Mineira de Coloproctologia, junto com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, realiza no mês de setembro a Campanha de Conscientização sobre o Câncer do Intestino.
Serão vários eventos voltados ao público em geral e a Educação Médica continuada, visando alertar sobre a necessidade de exames de rastreamento para a detecção de pólipos e prevenção do câncer e a atenção aos sinais e sintomas para um diagnóstico precoce da doença.
1- A Exposição do Intestino Gigante:
Local: Parque Municipal de Belo Horizonte.
Dias 12 e 13 de Setembro de 9 as 17 horas.
2- Divulgação em mídia impressa, rádio e televisão de matérias, palestras e entrevistas sobre a importância da prevenção do câncer de intestino
3- Distribuição de folder com orientações à população em geral.
4- Mutirão de colonoscopias - com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.
5- Web-conferências para médicos e agentes de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte.
Dicas para um Bom funcionamento intestinal

- Aumente a ingestão de frutas, verduras e legumes: além dos cereais integrais e derivados (farelo de trigo, aveia e pães integrais), sementes oleaginosas (linhaça,castanhas,gergelim,amêndoas) e as hortaliças em geral (todos os tipos de folhas verdes) também ajudam a regular o intestino.
- Beba bastante líquidos: Água e sucos naturais batidos com a semente lubrificam o intestino e ajudam na formação das fezes.Uma quantidade mínima é estimada em 8 copos, ou 2 litros de líquidos variados.
- Consuma iogurte: O iogurte é extremamente benéfico para o intestino e deve ser ingerido diariamente (exceto em pacientes com intolerância severa a lactose ou alergia a proteína do leite).
- Tenha um horário diário para sentar no vaso sanitário. Isso favorece a regularidade do hábito intestinal.
- Faça atividades físicas. Caminhar por 15 minutos diariamente já propicia um bom funcionamento do intestino.
- Não utilize laxantes por conta própria: Se você não consegue evacuar sem o uso desses medicamentos, consulte um médico. O uso prolongado pode trazer problemas de saúde e piorar a constipação.